segunda-feira, 21 de junho de 2010

Um Excelente Ultraleve





Resolvi criar este Blog para tentar imortalizar o FOX I, ou FOX MONO, ou ainda FOX MONOPLACE, pois percebo que poucas informações se conseguem obter na NET, sobre esse espetacular ultraleve.
Segundo o fabricante (originalmente VECTOR, hoje STARFLIGHT), foram comercializadas pouco mais de 20 unidades.
Este ai é o meu, depois de totalmente reformado.


Com inigualáveis caracteristicas de vôo, este maravilhoso ultraleve, infelizmente, logo perdeu mercado, principalmente porque é um monoposto.

Cedeu lugar ao seu sucessor, o FOX II ,que rapidamente conquistou a preferência dos pilotos, e escolas de vôo, por ter agora, dois assentos em tandem, possibilitando ao piloto, levar um acompanhante. Rápidamente, a demanda de mercado, forçou os fabricantes a se dedicarem ao desenvolvimento dessas novas máquinas, deixando para traz os ultraleves básicos, assim chamados.

O ultraleve foi bolado originalmente, para ser a máquina mais simples, capaz de alçar vôo, levando somente um ocupante, empregando materias leves para a sua contrução, destinado a vôos locais e de curta duração, não necessitando de nenhum equipamento de suporte ou apoio ao vôo, e o FOX I, é exatamente isto
.


O FOX MONO, pode não ter sido um sucesso comercial, mas os poucos pilotos que tiveram o privilégio de voa-lo, comentam saudosos, das suas excelentes caracteristicas de vôo, docilidade e fácil manobrabilidade, graças a possuir comandos aerodinâmicos nos três eixos, bem equilibrados.

8 comentários:

  1. ola meu nome e Alailton raze e sou piloto de ultraleve no rio de janeiro.

    não tive o previlegio de voar no vox 1 mais procuro algum intusiasta pela aviaçao experimental que tenho um projeto uma pouco maluco que e criar um fox 2 com asas dobraveis ou desmontaveis.

    infelizmente aqui no rio de janeiro a escarses de hagares quando a alguma vaga fica muito restrito aos ricos e poderosos.

    aguardo contato

    guiguiraze@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Toledano parabéns pela aeronave, é realmente uma preciosidade embora não a tenha voado. Pretendo adquirir ainda um FOX II para utilizá-lo levando tambem familiares e amigos. Parabéns pela máquina leve e tambem pela carreira . Sou piloto da reserva da FAB e pretendo voltar a voar mais, tanto quanto Deus permitir.Parabens e que Deus continue iluminando-o junto com sua família. sobrinhoguima@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. "O voo nestes ultraleves fox,flyer gt,microleve etc, deveriam ser obrigatorio à todos os pilotos comerciais. A experiencia é enriquecedora,sentidos e técnicas são apurados no âmago do prazer,praticamente não existe a (máquina),a sensação é de que somos uma nova espécie, e ao chegar ao solo,perebemos o quanto somos incapazes e ridiculamente pequenos.Mesmo sabendo que nossa inteligênia nos levou à tal feito...o solo deixou de ser nosso lar predileto...esta incrível experiência custa menos que um par de tenis, e a falta de divulgação é seu maior DESAFIO" CRB-Campinas-SP

    ResponderExcluir
  5. Philip, parabéns pela aeronave. Eu voava um Skylane, mas o foquinho era o meu grande prazer de voar, tinha um com o Göbler-Hirth de 40HP todo instrumentado,e por falta de onde colocar acabei vendendo.... que arrependimento!!!!!! Nunca mais consegui comprar outro. Tenho até um motor desses muito pouco voado lubrificado e encaixotado, na esperança de encontrar algum sem motor ou com o motor menor, parece que só foram feitos 26 aqui para o Brasil. O seu está lindo. Ainda o tens? Meu e-mail: abiliocosentino@yahoo.com.br.
    Se algum dia desistir do seu, lembre-se de me oferecer.
    Forte abraço
    Abilio

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Toledano. Gostei do seu blog. E precisava de uma ajuda. Um colega nosso trocou a tela do monoplace e a calda ficou com erro nas ligações dos cabos. Caso tenha uma forma de me enviar fotos da calda eu agradeceria muito. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adalberto boa noite pode me passar seu contato?
      email ou zap? grato

      Excluir